Escrito em 07/05/2013
Será que hoje, com o conhecimento científico que temos, podemos dizer que existe vida fora da Terra, em outro planeta, por exemplo? Vejamos algumas coisas que foram faladas e o que podemos entender disso:
1. Rochas que vieram do espaço e caíram na Terra, com resquícios de microorganismos.
Obviamente que se o material foi encontrado na Terra, dificilmente podem ser considerado isento de contaminação por microorganismos terrestres. Além disso, o carbono encontrado por si só não é prova, visto ser o elemento mais abundante do universo.
2. Relatos de avistamentos (OVNIS, seres semelhantes a alienígenas, etc.).
A primeira coisa a notar sobre esses relatos é que ocorreram na superfície terrestre ou no céu, ou seja, na atmosfera terrestre. No cados dos objetos voadores não identificados, é o que o nome diz, "não identificados". No caso dos seres estranhos, vale lembrar que parte disse vem da ficção, que incutiu na mente da humanidade que os seres pareceriam assim. Partiu daí a forma dos homens verdinhos, por isso se alguém ver algo com essa aparência já associa àquilo que veio da ficção científica. Nenhum desses relatos podem indicar algo existindo além da atmosfera terrestre.
3. Busca de sinais de comunicação exterior.
Faz um bom tempo que o homem busca sinais vindos do espaço que indicam a comunicação com seres alienígenas, mais de um século na verdade, da época de Nikola Tesla, em 1896. Até hoje, a única coisa que se consegui foi um sinal em 1997 (chamado de WOW), que além de não se tratar uma comunicação, apenas um sinal mais forte que o normal, não foi possível repeti-lo e suspeita-se de interferência de equipamentos da Terra.
4. Existência de água em outros planetas, ou sinais da existência primitiva.
Sabemos que há água congelada nos cometas. A água é composta de moléculas de H2O, são três átomos que existem em várias partes do universo, e em abundância na Terra. Isso não prova que haja vida ou que houve algum dia nesses planetas onde foi encontrada.
5. São muitos astros, por que não?
A probabilidade de existir vida em algum planeta é tão pequena que até mesmo excluiria a Terra, ou seja, a existência de vida aqui já contraria as probabilidades.